Opala Diplomata 4.1 Automatico 1983
A história do
Opala dessa matéria começou há alguns anos atras, em uma das exposições de Águas de Lindóia, interior
de São Paulo, onde é realizado um dos melhores encontros de Autos Antigos do
Brasil.
O Pai do piloto João Ometto Neto viu o
exemplar no encontro e notou que estava a venda. Imediatamente chamou seu filho
para que desse uma rápida analisada no carro e, assim que Ometto o viu, observou
que o bólido era muito íntegro:
“Se você quer um Opala, esse carro está
muito bom!” disse Ometto.
As negociações foram
feitas e o carro foi arrematado, sendo levado no mesmo dia para casa, na cidade
de Araras, interior de São Paulo. O Opala já se encontrava em um estado muito
bom, com apenas 60 mil quilômetros rodados, mas mesmo assim o pai de Ometto, homem
extremamente metódico e cuidadoso, fez questão de levar o Opala até a
autorizada Chevrolet da cidade de Araras, a CIVESA, para que fosse feita uma revisão
minuciosa, onde foi desmontada toda a parte de suspensão e trem de força.
A revisão resultou na substituição de varias peças, como retentores, freio, rolamentos etc. Tudo para que o carro pudesse rodar com tranquilidade. No entanto, mesmo com o Opala todo revisado, o pai de Ometto o usava muito pouco, o que passou a incomodá-lo de alguma forma, chegando a cogitar a venda do exemplar.
A revisão resultou na substituição de varias peças, como retentores, freio, rolamentos etc. Tudo para que o carro pudesse rodar com tranquilidade. No entanto, mesmo com o Opala todo revisado, o pai de Ometto o usava muito pouco, o que passou a incomodá-lo de alguma forma, chegando a cogitar a venda do exemplar.
Nesse momento,
João Ometto entrou em ação e passou a pensar em algum meio para que o Opala
continuasse em sua família, para que todas as ideias que ele tinha em mente sobre
montar um 6 cilindros de rua bem feito pudessem ser colocadas em prática. Depois
de muita conversa, Ometto conseguiu convencer seu Pai de trocar o Opala por sua
S10 4.3 V6. O resultado dessa troca foi Ometto ficar sem carro por mais de um
mês, pois a S10 era seu carro.
Desse modo, o
caminho estava livre para dar andamento ao projeto, Ometto usou o carro por um
bom tempo quase original, tendo apenas tuchos mecânicos, ignição eletrônica e suspensão
com molas baixas e amortecedores originais com um leve trabalho, sendo usado sempre
com todo o cuidado do mundo! O carro sempre foi guardado com duas capas, sendo
uma de algodão, que fica por baixo e outra impermeável forrada com feltro por
cima.
Capa
Pouco mais de
dois anos que estava com o carro, Ometto já tinha em suas mãos boa parte das peças
necessárias para dar início à montagem do motor, e foi nesse momento em que começou
a transformação do Opala.
O bólido recebeu
freios, molas e amortecedores de Opalas da Stock Car da década de 80, sendo
quatro amortecedores Sachs de Competição, recalibrados em dinamômetro para o
peso do carro, pneus radiais entre outras coisas. Com todos os itens feitos nos
mínimos detalhes, o Opala foi testado e alinhado em piso zero, sendo todo esse
trabalho realizado na JON Racing Enterprises.
Motor
O motor foi montado na Escuderia LOBO, uma das oficinas mais tradicionais em preparação de Opalas de pista de São Paulo, contando com Pistões Metal Leve 0.40 plano com banho de cerâmica na cabeça, Bielas GM 6.0” com prisioneiro e porca ARP, Anéis Metal Leve, Virabrequim Original, balanceado com polia de corrida “damper”, Bronzinas Metal Leve, Comando Iskenderian Racing Cams – Especial Order, Cabeçote preparado para circuito com taxa de 11,5:1, Molas, Pratos e Travas da Competition Cams, Válvulas Manley em aço inox, Balanceiros da Crane Roletado de Alumínio e Varetas Originais. Por esse motivo o bólido leva consigo um adesivo original da “Escuderia LOBO - Camillo Christófaro” no vidro traseiro com o número de telefone ainda com cinco dígitos, no mínimo nostálgico.
O serviço de acerto
realizado no carburador foi feito por João Ometto, auxiliado por Nivaldo da
Nivaldo Motores, bem como pelo Sr. Iost Riedel. A ideia inicial era andar com três
carburadores DFV 446, porém ao montar e acertar o carro com apenas um
carburador, ficou nítido que se fossem adotados os três carburadores do projeto
inicial o carro iria sair do propósito do projeto: Ser um carro confortável.
Para finalizar
as peculiaridades, Ometto encontrou um chaveiro da Super Stock, categoria onde
andavam os Opalas no Campeonato Paulista de Velocidade No Asfalto, hoje
denominada Stock Paulista, onde Ometto é Bi-Campeão (2008 e 2011).
Com tudo
concluído, restava apenas o último passo:
DEVOLVER O
CARRO PARA QUEM REALMENTE O MERECIA!
“Sai de São Paulo em uma sexta-feira à noite
em direção à casa dos meus pais, em Araras, interior de São Paulo, pois seria
comemorado o Dia dos Pais. No domingo, como de costume, todos deram seus
presentes e quando chegou minha vez eu coloquei a chave do Opala no colo do meu
pai e disse: ‘Toma, meu presente pra você é o Opala, fiz ele pra você!’” contou
Ometto.
O pai de Ometto
ficou sem reação, foi difícil segurar a emoção.
Os pequenos
detalhes desse carro é que fizeram toda a diferença, sendo o um grande divisor
de águas para outros Opalas de rua preparados. O principal diferencial desse
carro é o fato dele ser bem rápido e ao mesmo tempo muito dócil, excelente para
passear pela cidade.
Foto feita em pista particular.
“Adorei fazer
esse carro! O resultado final ficou exatamente o que tinha em mente, pude
aplicar tudo que aprendi em mais de 10 anos de pista acelerando motores 6
cilindros em linha” finalizou Ometto, orgulhoso do feito.
A parte interna do Opala permacene original, sendo adicionado apenas manometros da Auto Meter para monitorar a Pressão de Óleo, Pressão de Combustível, Temperatura de Diferencial e Temperatura de Cambio. Além disso, o interior recebeu uma manta térmica abaixo do carpete original.
A parte interna do Opala permacene original, sendo adicionado apenas manometros da Auto Meter para monitorar a Pressão de Óleo, Pressão de Combustível, Temperatura de Diferencial e Temperatura de Cambio. Além disso, o interior recebeu uma manta térmica abaixo do carpete original.
Especificações:
Pistão: Metal Leve 0.40 plano com banho de cerâmica na cabeça;
Biela: GM 6.0” com prisioneiro e porca ARP;
Anéis: Metal Leve;
Virabrequim: Original, balanceado com polia de corrida “damper”;
Bronzinas: Metal Leve;
Comando: Iskenderian
Racing Cams – Especial Order;
Cabeçote: Preparado para circuito;
Taxa: 11,5:1
Mola\Prato\Trava: Competition Cams;
Válvulas: Manley em aço inox;
Balanceiros: Crane Roletado de Alumínio;
Varetas: Originais;
Carburador: DFV 446 - Preparado;
Distribuidor: GM Ignição Eletrônica - Preparado;
Bobina: MSD;
Cabo de vela: Original;
Escape: 6x2 de Cano;
Bomba e dosador de combustível: Holley;
Combustível: Gasolina Podium;
Pinça de freio: Original;
Linha de freio: Aeroquip de Aço Inox;
Diferencial: Original 3.07;
Amortecedores: Sachs (Opala Stock Car)
Radiador: Original com duas ventoinhas elétricas;
Pneus:
Frente: Goodyear GPS 2 195/70 R14
Traseira: Cooper Cobra 235/60 R14
Manômetros:
Pressão de óleo: Auto Meter
Pressão de Combustível: Auto Meter
Temperatura do Diferencial: Auto Meter
Temperatura do cambio: Auto Meter
Isolamento do habitáculo: Carpete original mais manta térmica.
Confira o Ensaio:
Clique nas imagens para visualisar em tamanho real:
parabensss xandeee. pela materia sempre inovandoo mlk abrxxx
ResponderExcluirPerfeito.
Excluir=' )
ResponderExcluirEmocionante!
parabens ficou Showw!!!
ResponderExcluirFantástico! Maravilhoso! Matéria emocionante e profissa! Parabéns Xandao ta cada vez melhor.
ResponderExcluirAbraços brow...
Franck Willians
Parabéns Ale, muito boa a matéria e show de roda as fotos, dignas de wallpaper.
ResponderExcluirParabéns, Xande! As fotos ficaram lindas.
ResponderExcluirPS: Lembro desse carro no dia do meu casamento, ele que levou a noiva hahaha!
Abraço.
O dono deste diplo foi ex dono do meu SS 74...que bom que está com outra relíquia nas mãos agora...
ResponderExcluirParabéns man bela matéria .
ResponderExcluirI as imagens sem coments elas falam por si só . Top.
Flow fika na paz ...
o cambio automatico e original oou foi trocado alguma coisa
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