quinta-feira, 29 de março de 2012

Opala Diplomata 4.1 - Automatico - 1983 - Preparação de Época



Opala Diplomata 4.1 Automatico 1983
A história do Opala dessa matéria começou há alguns anos atras, em uma das exposições de Águas de Lindóia, interior de São Paulo, onde é realizado um dos melhores encontros de Autos Antigos do Brasil.
O Pai do piloto João Ometto Neto viu o exemplar no encontro e notou que estava a venda. Imediatamente chamou seu filho para que desse uma rápida analisada no carro e, assim que Ometto o viu, observou que o bólido era muito íntegro:
“Se você quer um Opala, esse carro está muito bom!” disse Ometto.
As negociações foram feitas e o carro foi arrematado, sendo levado no mesmo dia para casa, na cidade de Araras, interior de São Paulo. O Opala já se encontrava em um estado muito bom, com apenas 60 mil quilômetros rodados, mas mesmo assim o pai de Ometto, homem extremamente metódico e cuidadoso, fez questão de levar o Opala até a autorizada Chevrolet da cidade de Araras, a CIVESA, para que fosse feita uma revisão minuciosa, onde foi desmontada toda a parte de suspensão e trem de força.

A revisão resultou na substituição de varias peças, como retentores, freio, rolamentos etc. Tudo para que o carro pudesse rodar com tranquilidade. No entanto, mesmo com o Opala todo revisado, o pai de Ometto o usava muito pouco, o que passou a incomodá-lo de alguma forma, chegando a cogitar a venda do exemplar.
Nesse momento, João Ometto entrou em ação e passou a pensar em algum meio para que o Opala continuasse em sua família, para que todas as ideias que ele tinha em mente sobre montar um 6 cilindros de rua bem feito pudessem ser colocadas em prática. Depois de muita conversa, Ometto conseguiu convencer seu Pai de trocar o Opala por sua S10 4.3 V6. O resultado dessa troca foi Ometto ficar sem carro por mais de um mês, pois a S10 era seu carro.
Desse modo, o caminho estava livre para dar andamento ao projeto, Ometto usou o carro por um bom tempo quase original, tendo apenas tuchos mecânicos, ignição eletrônica e suspensão com molas baixas e amortecedores originais com um leve trabalho, sendo usado sempre com todo o cuidado do mundo! O carro sempre foi guardado com duas capas, sendo uma de algodão, que fica por baixo e outra impermeável forrada com feltro por cima.

Capa
Pouco mais de dois anos que estava com o carro, Ometto já tinha em suas mãos boa parte das peças necessárias para dar início à montagem do motor, e foi nesse momento em que começou a transformação do Opala.
O bólido recebeu freios, molas e amortecedores de Opalas da Stock Car da década de 80, sendo quatro amortecedores Sachs de Competição, recalibrados em dinamômetro para o peso do carro, pneus radiais entre outras coisas. Com todos os itens feitos nos mínimos detalhes, o Opala foi testado e alinhado em piso zero, sendo todo esse trabalho realizado na JON Racing Enterprises.

Motor

O motor foi montado na Escuderia LOBO, uma das oficinas mais tradicionais em preparação de Opalas de pista de São Paulo, contando com Pistões Metal Leve 0.40 plano com banho de cerâmica na cabeça, Bielas GM 6.0” com prisioneiro e porca ARP, Anéis Metal Leve, Virabrequim Original, balanceado com polia de corrida “damper”, Bronzinas Metal Leve, Comando Iskenderian Racing Cams – Especial Order, Cabeçote preparado para circuito com taxa de 11,5:1, Molas, Pratos e Travas da Competition Cams, Válvulas Manley em aço inox, Balanceiros da Crane Roletado de Alumínio e Varetas Originais. Por esse motivo o bólido leva consigo um adesivo original da “Escuderia LOBO - Camillo Christófaro” no vidro traseiro com o número de telefone ainda com cinco dígitos, no mínimo nostálgico.
O serviço de acerto realizado no carburador foi feito por João Ometto, auxiliado por Nivaldo da Nivaldo Motores, bem como pelo Sr. Iost Riedel. A ideia inicial era andar com três carburadores DFV 446, porém ao montar e acertar o carro com apenas um carburador, ficou nítido que se fossem adotados os três carburadores do projeto inicial o carro iria sair do propósito do projeto: Ser um carro confortável.
Para finalizar as peculiaridades, Ometto encontrou um chaveiro da Super Stock, categoria onde andavam os Opalas no Campeonato Paulista de Velocidade No Asfalto, hoje denominada Stock Paulista, onde Ometto é Bi-Campeão (2008 e 2011).
Com tudo concluído, restava apenas o último passo:
DEVOLVER O CARRO PARA QUEM REALMENTE O MERECIA!
“Sai de São Paulo em uma sexta-feira à noite em direção à casa dos meus pais, em Araras, interior de São Paulo, pois seria comemorado o Dia dos Pais. No domingo, como de costume, todos deram seus presentes e quando chegou minha vez eu coloquei a chave do Opala no colo do meu pai e disse: ‘Toma, meu presente pra você é o Opala, fiz ele pra você!’” contou Ometto.
O pai de Ometto ficou sem reação, foi difícil segurar a emoção.
Os pequenos detalhes desse carro é que fizeram toda a diferença, sendo o um grande divisor de águas para outros Opalas de rua preparados. O principal diferencial desse carro é o fato dele ser bem rápido e ao mesmo tempo muito dócil, excelente para passear pela cidade. 

 
Foto feita em pista particular.
“Adorei fazer esse carro! O resultado final ficou exatamente o que tinha em mente, pude aplicar tudo que aprendi em mais de 10 anos de pista acelerando motores 6 cilindros em linha” finalizou Ometto, orgulhoso do feito.


A parte interna do Opala permacene original, sendo adicionado apenas manometros da Auto Meter para monitorar a Pressão de Óleo, Pressão de Combustível, Temperatura de Diferencial e Temperatura de Cambio. Além disso, o interior recebeu uma manta térmica abaixo do carpete original.

Especificações:
Pistão: Metal Leve 0.40 plano com banho de cerâmica na cabeça;
Biela: GM 6.0” com prisioneiro e porca ARP;
Anéis: Metal Leve;
Virabrequim: Original, balanceado com polia de corrida “damper”;
Bronzinas: Metal Leve;
Comando: Iskenderian Racing Cams – Especial Order;
Cabeçote: Preparado para circuito;
Taxa: 11,5:1
Mola\Prato\Trava: Competition Cams;
Válvulas: Manley em aço inox;
Balanceiros: Crane Roletado de Alumínio;
Varetas: Originais;
Carburador: DFV 446 - Preparado;
Distribuidor: GM Ignição Eletrônica - Preparado;
Bobina: MSD;
Cabo de vela: Original;
Escape: 6x2 de Cano;
Bomba e dosador de combustível: Holley;
Combustível: Gasolina Podium;
Pinça de freio: Original;
Linha de freio: Aeroquip de Aço Inox;
Cambio: TH 180, com radiador adicional B&M e linha de óleo em Aeroquip de aço Inox;
Diferencial: Original 3.07;
Amortecedores: Sachs (Opala Stock Car)
Radiador: Original com duas ventoinhas elétricas;
Pneus:
Frente: Goodyear GPS 2 195/70 R14
Traseira: Cooper Cobra 235/60 R14
Manômetros:
Pressão de óleo: Auto Meter
Pressão de Combustível: Auto Meter
Temperatura do Diferencial: Auto Meter
Temperatura do cambio: Auto Meter
Isolamento do habitáculo: Carpete original mais manta térmica.

Confira o Ensaio:
Clique nas imagens para visualisar em tamanho real:
 
 
 
 
Interior:
 
Até a próxima!

Comentem!!!

10 comentários:

  1. parabensss xandeee. pela materia sempre inovandoo mlk abrxxx

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  2. Fantástico! Maravilhoso! Matéria emocionante e profissa! Parabéns Xandao ta cada vez melhor.
    Abraços brow...
    Franck Willians

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  3. Parabéns Ale, muito boa a matéria e show de roda as fotos, dignas de wallpaper.

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  4. Parabéns, Xande! As fotos ficaram lindas.

    PS: Lembro desse carro no dia do meu casamento, ele que levou a noiva hahaha!

    Abraço.

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  5. O dono deste diplo foi ex dono do meu SS 74...que bom que está com outra relíquia nas mãos agora...

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  6. Parabéns man bela matéria .
    I as imagens sem coments elas falam por si só . Top.

    Flow fika na paz ...

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  7. o cambio automatico e original oou foi trocado alguma coisa

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