quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Matéria e Ensaio: Fusca 2.3 - Aspirado Infernal de Rua

Marcelo ”Carioca” Caiado é um pirado por Fuscas, inquieto, sempre busca melhorias para seus exemplares. Carioca já teve outros exemplares, inclusive o prata turbo que estampou as páginas do blog há uns meses atrás, mas o Volkswagen Sedan que irá ilustrar essa matéria é um 1500, do ano de 1975, na cor Branco Lotus, e foi feito para “deitar o cabelo”!

O Sedan desta matéria chegou a ser um autêntico German Look, portando imponentes rodas 17”, modelo Porsche Cup 2, para choques na cor do carro, setas alemãs e muitos itens legítimos Porsche. Com essa configuração estética aliada ao potente motor 2.3 cm³, rendeu bons frutos, conquistando, no ano de 2008, o segundo lugar na classificação geral na Subida de Montanha, realizada no Pico do Jaraguá, evento tradicional de São Paulo, debaixo de uma fina chuva, ficando atrás apenas de Kid Aranha, com seu Porsche 3.6 Turbo, modificado com pneus DOT, suspensão preparada e 470hp.  Já no ano de 2009, foi terceiro na classificação geral, ficando novamente atrás de Kid Aranha, com o Porsche Turbo, e de uma BMW M3 3.2 Evolution de 6 marchas, deixando para trás carros imponentes como uma Réplica de Ford GT 40, Réplica de Porsche Carrera RS, Lotus Elan de pneus slick, Porsches 911, 914, 356, Corvettes e Mustangs, inclusive um preparado pelo Batistinha.

Abaixo ainda na versão German Look:

Fusca German Look - Carioca
Fusca German Look - Carioca2

FOTO: Renato Bellote

Próximo ao natal do ano de 2009, ocorreu a quebra do virabrequim numa voltinha “pacata”,  que resultou em um ano e meio de descanso para a carroceria do carro. Nesse período de pausa o Fusca foi pesado sem motor, estampando na balança FRUSTRANTES 780 kg. Um amigo de Carioca que trabalha com bólidos de corrida olhou a balança e disse: “Esquece, o carro está pesando mais que uma Variant!”.

Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-31
Como o intuito do carro era justamente andar forte, Carioca decidiu fazer uma dieta no Sedan, deixando de lado o Style GL, que culminou na exclusão de alguns itens, como: as rodas 17”, freios a disco nas 4 (sim, freio a disco é mais pesado que freio a tambor), um dos grandes radiadores de óleo que tinha no veículo foi substituído por dois menores, aproveitando a oportunidade para melhor posicioná-los. As polias do motor, de ferro, foram substituídas pelas de alumínio, o carro também perdeu o banco traseiro e o volante de Porsche Carrera foi substituído por um menor e mais leve usado nos 911 S/T de corrida do início dos anos 70, perdendo mais preciosos 1,5 kg! A buzina também foi removida, assim como os bancos concha reclináveis, dando lugar a dois “conchinas” baixos sem forração. O estepe também foi retirado, parece maluquice, mas tudo isso fez o Fusca perder GENEROSOS 100 KG!

Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-24

Aproveitando o embalo da quebra, visando alguns cavalos extras, o motor foi refeito com uma receita ligeiramente mais mansa na taxa de compressão, sendo usado agora 11 ao invés de 13,5 da receita antiga, porém com um comando maior, tornando o motor menos nervoso de baixa e virando uns 500 rpm a mais, tornando-se melhor para os pneus mais finos e com menos grip.

Junto com as modificações no motor, Carioca decidiu voltá-lo à configuração estética original, deixando tudo cromado de novo, adotando a placa preta. O bólido atualmente está todo original por fora, porém, no interior, permanece o conta-giros de Porsche 911, com escala até 8000 rpm e volante de Porsche 911 S/T.

Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-16

A Suspensão dianteira teve o quadro reposicionado e recebeu amortecedores de Chevette com regulagem de altura, na traseira recebeu molas e barra de torção de 1100 lbs, sendo que a original é de 450 lbs. O Fusca recebeu ainda barra estabilizadora de 18mm, removendo a barra compensadora - é uma barra que aumenta a carga de mola no final do curso - e ganhando amortecedores mais curtos e duros, além de facão com regularem de altura.

O Câmbio, que não admite desaforo, permanece praticamente original, tendo apenas a quarta marcha mais curta e o blocante com mais uma barra de suporte adicional na frente do cambio, montada com buchas de PU.

Os Freios são originais a disco na frente e tambor atrás, tendo o cilindro mestre original. O freio, atualmente, não é o forte, mas fica com um bom conjunto por conta dos pneus usados, muito finos. Os pneus são diagonais Pirelli, com 5.00 - 15 na frente em rodas de 5” polegadas e 5.90 - 15 na traseira com rodas 6” polegadas.

Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-9 

O Motor possui carcaça Auto Línea Racing, virabrequim de 82 mm Scat forjado, bielas Empi 5.6 forjadas, Pistões AFP 94,5 de saia curta para exatos 2.300cc, diferente dos 2.276cc de quando se usa os pistões 94, normalmente disponíveis no mercado. Além disso o motor possui bomba de óleo com recirculação de 30 mm, filtro de óleo, sobre cárter e dois radiadores, sendo que aquele que ficava dentro da caixa da ventoinha não existe mais, dando lugar a um sistema com 5.5 litros de óleo. Os Cabeçotes são Auto Línea com dutos, câmaras e sedes trabalhados, válvulas de aço 42 x 37,5, balanceiros Scat com a medida de 1,25 forjados invertidos com ajustadores de Cromo-Molibdenio, molas duplas Engle e por fim, prato, trava, varetas da marca Empi em cromo-molibdenio.

Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-13 

O Comando usado no Fusca agora é um estúpido Engle FK89, com 328 graus, tuchos VW, caixa de ventoinha Empi de alumínio, polias Autotrax alumínio para correia Poli-V com relação mais longa, com isso a ventoinha gira mais rápido, ajudando a manter o motor menos quente e não frio, o que é muito importante, já que o superaquecimento é um ponto crítico nos motores a ar preparados. O distribuidor é original com ignição eletrônica e bobina de MI, tampas de válvula de alumínio aletadas. O ponto forte do carro é uma obra de arte, o escapamento 4X1X2, desenvolvido por Carioca, que só ouvindo para entender o que é o carro. O motor é alimentado por um par de carburadores Weber 44 original, niqueladas para rodar no etanol.

Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-14 

Esse motor atual nunca foi testado no dinamômetro, a configuração antiga com o comando Engle W140 de 313 graus, 13,5 de taxa e sem trabalho de câmara e coletores de admissão fora de medida, renderam 161 cavalos e 23 kgfm NA RODA no dinamômetro DYNOJET, com álcool, escape e correia.

Após alguns anos de desenvolvimento e muito acerto, Carioca acredita que mesmo com menos taxa de compressão, esse motor é mais saudável que o antigo, por conta do comando maior.

“Com o acerto nas câmaras e nos coletores sentimos uns 10 a 15 cavalos a mais, o que seria cerca de 175 na roda. Pra quem entende de Fusca sabe que é muita potencia para um VW a ar com escape e ventoinha andando a álcool! Vale se lembrar que os carburadores são pequenos e o motor está sem ignição feita. É um monstro de motor!”, comenta Carioca.

“Os americanos conseguiram 225 cv num motor com escape e correia, a gasolina, claro que com cabeçotes melhores, (mas não maiores) e vira 84 mm. Dessa forma acredito que se colocarmos os 20% em cima da potencia na roda são 210 cv, com os mesmos 11 de taxa do motor americano campeão. Tenho certeza que achamos mais 15 cv na ignição, nos colocando no mesmo nível dos gringos SEM as Webers 48. Ainda vou fazer, pra mostrar pra vocês, o próximo projeto é um motor de 250 cavalos, carburado, a álcool, com escape e correia! Primeiramente vamos ver quanto tempo esse dura primeiro, e depois vem o “grandão”. O motor antigo, com taxa e virabrequim fundido, andou 7000 km antes de jogar o virabrequim no chão, sendo que antes disso nunca quebrou nada, exceto um prisioneiro de balanceiro. No mais, quebrou o carro todo: vários diferenciais, uma quarta, uma segunda e a necessidade de ficar calibrando pneus o tempo todo, pois os pneus giravam em falso nas rodas de liga 17”, finaliza Carioca, que lança o desafio:

“Quem é ‘entendedor’ aí e acha que não vem 40 cavalos num par de Webers 48, com 14 de taxa e um comando Norris com 348 graus fiquem atentos aos próximos passos desse projeto!”

FOTOS DO ENSAIO:


Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-32 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-30 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-29
Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-24

Quem se deixar levar pela aparencia inofensiva provavelmente irá se assustar com o resultado... Esse Fusca é um legítimo Lobo em pele de Cordeiro!

 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-23 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-22
Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-21
Alguns detalhes do Sedan:

Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-17
Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-20
 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-19
Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-18
Detalhe do Radiador, ótima posição: Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-5
Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-11
Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-10 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-8 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-7 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-6 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-4 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-3 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-2 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-1 Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz Fusca 2.3 - Aspirado - By Ale RoAz-27

14 comentários:

  1. SHOW AS FOTOS E A MATERIA XANDOLA... PARABENS! ABX DO ''PAN'' rs

    ResponderExcluir
  2. Ai Ale, show de bola! parabéns mesmo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns xande nada como saber mexer com a maquina abraço...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho, perfeito !

    E que Fusca hein, animal !

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas fotos!
    Belíssimo carro e belíssimas fotos!!
    Ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Conexão TOP, belo carro, ótimas fotos e ótimo texto!!!

    Parabéns!!!!

    OBS: ASPRO POWER!!!

    ResponderExcluir
  7. Alê, não vou me cansar de repetir NUNCA: Meus mais sinceros parabéns por este trabalho maravilhoso que você vem desenvolvendo a cada dia. O texto está muito bacana de ler e as fotos... PQP!!! As fotos eu salvei cada uma delas para poder servir de inspiração em algum ponto do meu projeto!

    Longe de mim querer comprar o meu projeto com este, mas o carro do Fusca do Carioca tá um desbunde! Já curtia ele na fase GermanLook e agora assim, todo simples como quem não quer nada, está maravilhoso!

    Avise-o que estou aceitando doações das peças que ele não quiser mais!
    hauhauhauhauhauhauhauahuahua

    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  8. sou a favor da originalidade também no painel, gosto de rodas grandes ,tenho um 1500 75 esta na minha familia a uns 30 anos vai passar por um restauro, parabés pelo carro. darlan.

    ResponderExcluir
  9. Sempre achei esse carro muito bonito,gostaria de saber onde ele conseguiu o parabrisa original e as borrachas dos vidros com friso,belo trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Sem comentários as fotos e o carro! Quando ouvi o ronco desse motor rasgando a reta de Interlagos pirei!

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela materia e fotos..
    Ja o carro.. Mto Top.. Vende??

    HAUhauhauahuha.. Abraçoss

    ResponderExcluir
  12. Como este carro é placa preta, se não possui itens originais?
    Na verdade é uma placa tetra!

    Tamo de olho!

    ResponderExcluir